Notícias

Sessão clínica sobre avaliação respiratória do recém-nascido é realizada na Moura Tapajóz

A Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, realizou na manhã desta quinta-feira, 7/11, sessão clínica com o tema “Avaliação Respiratória do Neonato”, a primeira realizada com os recém-nascidos como parte do Projeto Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On), de iniciativa do Ministério da Saúde.

 

 

A sessão foi conduzida pelo fisioterapeuta residente (R2) em Terapia Intensiva Neonatal, Ronaldo de Araújo Mota, sob a coordenação de seu preceptor, Marcos Giovanni Santos Carvalho, chefe do Serviço de Fisioterapia da MMT.

 

“Essa é a primeira sessão clínica de muitas que pretendemos promover em conjunto com a Educação Continuada e Permanente da MMT e em parceria com o Apice On. Na parte de ensino, um dos objetivos do projeto é que promovamos sessões clínicas e rodas de conversa de forma multiprofissional, para que possamos integrar a equipe e aliar o campo da formação ao ensino e, assim, qualificarmos a assistência”, destacou a enfermeira Valéria Almeida, articuladora do Apice On na MMT.

 

A avaliação respiratória do neonato tem o objetivo de identificar os sinais, observar as mudanças na condição clínica do paciente e decidir a melhor forma de intervenção terapêutica. “Diferentemente dos adultos, os recém-nascidos não têm como verbalizar o que estão sentindo, como o desconforto respiratório por exemplo. Então, é de extrema importância essa interação multiprofissional e que todos na assistência saibam avaliar corretamente e identificar os sinais”, explicou o fisioterapeuta Ronaldo Mota.

 

Texto – Marcella Normando/MMT/Semsa

Notícias relacionadas