Notícias

Sistemas de monitoramento de dados da Semsa são apresentados em workshop do Cosems/AM

Manaus está sediando o I Workshop de Sistema de Informação em Saúde, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde no Amazonas (Cosems/AM). O evento, aberto nesta terça-feira, 26/10, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reúne secretários municipais de saúde, coordenadores de Sistemas de Informação, de Planejamento e de Atenção Primária à Saúde da regional Manaus, Entorno e Alto Rio Negro. O objetivo é qualificar gestores e técnicos municipais sobre sistema de informação em saúde, planejamento integrado, organização da Atenção Básica para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados positivos dos sistemas de informação da Semsa serão apresentados no evento.

 

 

 

 

Durante a programação, que se estenderá até esta quarta-feira, 27/10, estão sendo abordados temas como Sistemas de Informação como o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e e-Gestor, plataforma que concentra Relatórios de Monitoramento; Instrumentos de Gestão; Programa Previne Brasil e a Qualificação da informação dos indicadores de saúde; e a qualificação do Sistema de Informação da Média e Alta Complexidade.

 

Representando a Prefeitura de Manaus no evento, o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, destacou que a Semsa tem participado das reuniões do Cosems/AM, apresentando experiências exitosas também no que se refere ao tratamento de informações. “Temos, na Semsa, uma equipe de técnicos que trabalha na criação de dashboards de monitoramento no sentido de municiar a gestão no planejamento de ações visando a ampliação da cobertura da Atenção Primária. Esses relatórios de produção são enviados ao Ministério da Saúde e vão servir de base para a definição de financiamento. Se os sistemas de informação do SUS não são alimentados corretamente, os municípios enfrentam dificuldade na captação de recursos junto ao Ministério”, explicou.

 

O subsecretário ressaltou, ainda, a importância do workshop como instrumento de aproximação dos municípios, com a troca de experiência e capacitação. “A administração pública segue o critério de continuidade, seja no financiamento, nas responsabilidades e nos indicadores. O Cosems, atento a essa necessidade, promove essas discussões sempre que ocorrem mudanças de gestores e técnicos, a fim de melhorar os indicadores e a captação de financiamentos”, informou.

 

Estão participando do workshop, além de Manaus, representantes dos municípios de Barcelos, Careiro da Várzea, Iranduba, Careiro Castanho, Autazes, Rio Preto da Eva, Nova Olinda do Norte, São Gabriel da Cachoeira, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro e Presidente Figueiredo.

 

O presidente do Cosems/AM, Franmartony Oliveira Firmo, disse que o workshop tem a finalidade de buscar o fortalecimento da saúde no Estado do Amazonas, a partir da troca de conhecimentos e experiências entre os gestores da regional, do entorno e das cidades do Alto Rio Negro, que integram o grupo. “Temos a Semsa Manaus, que é a maior Secretaria de Saúde do Estado, como uma das instituições que muito poderá contribuir para capacitação desses técnicos, com experiências que servirão de base de sistemas, que possam ser implementados nesses outros municípios, onde a estrutura é bem menor, mas visando a melhoria dos indicadores de saúde”, finalizou.

 

 

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Notícias relacionadas