Notícias

Visa Manaus inicia operação ‘Café da Manhã Seguro’ com orientações sanitárias a estabelecimentos de produtos alimentícios

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) deu início, nesta sexta-feira, 20/5, à operação “Café da Manhã Seguro”, para orientar o público e os funcionários de estabelecimentos de café da manhã de Manaus sobre boas práticas sanitárias. O primeiro local visitado foi a Feira Municipal do Parque 10 de Novembro, no bairro de mesmo nome, zona Centro-Sul da cidade, que possui vários estabelecimentos desse ramo.

 

 

 

 

Assim como outras iniciativas similares da Visa Manaus em shoppings e supermercados, a operação “Café da Manhã Seguro” é uma ação de caráter essencialmente orientativo, como explicou o diretor do órgão, Ewerton Wanderley.

 

“Mais uma vez, a Visa Manaus realiza uma ação educativa, para levar conhecimento e informação à população, no intuito de incentivar a adoção de condutas adequadas de higiene para armazenar, manipular e servir produtos alimentícios. É importante ressaltar que os alimentos se tornam inseguros para o consumo quando são produzidos e mantidos fora das recomendações higiênico-sanitárias, ou seja, são contaminados durante o preparo e a conservação”, assinalou.

 

O gerente da Vigilância de Produtos da Visa Manaus, Ricardo Celestino, coordenador da operação, esclareceu que a ação não busca punir os estabelecimentos no caso de possíveis infrações sanitárias.

 

“Se houver alimentos em condição imprópria para o consumo, por exemplo, os fiscais irão solicitar o seu descarte imediato, mas o nosso trabalho, ressaltamos, é voltado à educação. Queremos ajudar os comerciantes a se adequarem às normas sanitárias, para benefício deles mesmos e, sobretudo, do público consumidor”, acrescentou.

 

Além de visitar os boxes e conversar com os permissionários e suas equipes na Feira do Parque 10, os fiscais também abordaram os consumidores, orientando como proceder quando verificarem problemas sanitários nos estabelecimentos.

 

Para a professora Aline Santos do Nascimento, filha de uma permissionária da feira e frequentadora do local há vários anos, ações como essa elevam o nível do atendimento e a segurança dos frequentadores.

 

“É muito importante que tenhamos ações constantes de orientação sanitária, porque é do interesse de todos nós, comerciantes e público, ter um local limpo, organizado e eficiente para tomar o café da manhã. Na correria do dia a dia, pode acontecer de os trabalhadores cometerem descuidos e equívocos, então é bom recebermos esse apoio da Vigilância”, reforçou

 

Ao longo das próximas semanas, a “Café da Manhã Seguro” irá percorrer vários outros estabelecimentos do ramo em Manaus, para oferecer informação e promoção da saúde à população da capital amazonense.

 

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

 

 

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Notícias relacionadas