Pesquisa Científica

A Escola de Saúde Pública de Manaus, através do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Inovação (NUPES), coordena as pesquisas científicas no âmbito da SEMSA.

Nenhuma pesquisa deverá ser efetuada sem autorização formal do NUPES/ESAP/SEMSA, e no caso de qualquer situação que se configure como ilegítima em relação a este procedimento, a ESAP/SEMSA invoca o direito de não autorizar a realização das atividades de pesquisa.

Leia todas as instruções disponíveis nesta página, pois servirão de orientação para o processo de submissão de sua pesquisa no âmbito da SEMSA.

Anuência para submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa – CEP

1. Quando solicitar Anuência para SEMSA?

Antes de submeter o projeto a um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

2. Como proceder?

2.1 Preencher todos os campos correspondentes no FORMSUS;

2.2 No item 1Finalidade da solicitação escolha a opção: Anuência para submissão ao CEP;

2.3 Gravar o Formulário para que seja enviado automaticamente ao NUPES e anotar o protocolo gerado.

3. Quem poderá assinar o Ofício de encaminhamento da Instituição de Ensino (ITEM 33 FORMSUS)?

O orientador, coordenador ou representante institucional.

4. A quem endereçar o Ofício de encaminhamento da Instituição de Ensino (ITEM 33 FORMSUS)?

À Secretaria Municipal de Saúde, no nome do Secretário Municipal de Saúde de Manaus, atualmente, Marcelo Magaldi Alves.

5. Qual formato dos documentos que devem ser anexados (ITENS 32,33,35 e 36)?

Os anexos devem ser em formato Portable Document Format – PDF.

6. Qual endereço eletrônico do FORMSUS para solicitação de Anuência?

Acesse aqui o formulário: bit.ly/FormularioPesquisaCientifica

Autorização para realização da pesquisa

1. Quando solicitar autorização para realizar pesquisa na SEMSA?

Somente após liberação do Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

2. Como proceder?

2.1 Se o pesquisador já submeteu o projeto para anuência na SEMSA e possui protocolo gerado: basta acessar o FORMSUS  escolher a opção:alterar ficha (canto superior, lado direito da tela), inserir o número do seu protocolo e anexar o Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP (ITEM 34). Ao final, gravar o formulário para que seja enviado automaticamente ao NUPES.

2.2 Se o pesquisador possui o Parecer Consubstanciado do CEP e está acessando pelaprimeira vez o sistema: Preencher todos os campos correspondentes no FORMSUS. Ao final, gravar o formulário para que seja enviado automaticamente ao NUPES e anotar o protocolo gerado.

2.3 No item 1 – Finalidade da solicitação, escolha a opção: Autorização para realização da pesquisa.

3. Qual endereço eletrônico do FORMSUS para solicitar autorização para realizar pesquisa na SEMSA?

Acesse aqui o formulário: bit.ly/FormularioPesquisaCientifica

ATENÇÃO!!!!

1. O provedor de e-mails da SEMSA tem restrições com o HOTMAIL, não permitindo que as informações cheguem ao pesquisador, portanto, utilize webmail como: gmail, yahoo, uol, aol, ou outros compatíveis;

2. Todas as solicitações serão submetidas ao Comitê Científico/ESAP para análise de viabilidade que terá um prazo de até 10(dez) dias úteis para manifestação.

3. Na hipótese do Comitê Científico necessitar de esclarecimentos e/ou alteração de informações, o pesquisador será notificado para manifestação, tendo um prazo máximo de até 30 (trinta) dias para realizar as alterações solicitadas, sob pena de arquivamento da solicitação;

4. Pesquisas científicas em Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBS Fluvial): preencher Formulário completo com os documentos exigidos no FORMSUS e ainda providenciar: Cópia de Seguro Individual contra acidentes pessoais, crachá com foto (nome do pesquisador, nome da Instituição de Ensino), cópia da carteira de vacina atualizada (febre amarela, hepatite B, dupla e tríplice viral) e Termo de Compromisso de Pesquisa Científica em Unidade Fluvial, que deverão ser encaminhados para o email : nupes.semsa@pmm.am.gov.br

5. Cabe ao Pesquisador:

a) Assumir o compromisso de informar ao NUPES, através do email: nupes.semsa@pmm.am.gov.br quaisquer alterações no cronograma de atividades de pesquisa;

b) Disponibilizar os resultados da pesquisa através do relatório de resultados finais e apresentação na Mostra Científica promovida pela SEMSA, conforme formulário enviado pelo NUPES, ao final das atividades.

c) Entrar no campo ou iniciar a coleta de dados somente após receber do NUPES/ESAP/SEMSA, a devida autorização que é um documento formal a ser assinado e informado previamente através de e-mail.

6. No caso da instituição de ensino do Pesquisador não possuir um CEP, listamos abaixo os Comitês de Ética em Pesquisa existentes na cidade de Manaus:

– Centro Universitário do Norte – UNINORTE;

– Centro Universitário Luterano de Manaus CEULM / ULBRA;

– Centro Universitário Nilton Lins;

– Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas/UEA;

– Faculdade Literatus / UNICEL;

– Fundação Alfredo da Mata/ FUAM Instituto de Dermatologia. Trop. e Vener. “Alfredo da Matta” / SES;

– Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas – FCECON;

– Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – HEMOAM;

– Fundação de Medicina Tropical do Amazonas/ FMT/ IMT;

– Fundação Hospital Adriano Jorge;

– Instituto Nacional de Pesquisa do Amazônia – INPA;

– Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Para esclarecimentos ou mais informações:

nupes.semsa@pmm.am.gov.br