Pesquisa e Extensão

Pesquisa Científica

 

Leia todas as instruções disponíveis nesta página, pois servirão de orientação para o processo de submissão de sua pesquisa no âmbito da SEMSA.

 

1. Quando solicitar Anuência para SEMSA?

Quando o pesquisador desejar utilizar dados de pesquisa oriundos dos cenários de práticas* da SEMSA. De posse do Termo de Anuência o pesquisador deverá submeter o seu projeto a um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

* Entende-se por cenários de práticas na SEMSA as Unidades Básicas de Saúde, Maternidade Moura Tapajoz, Policlínicas ou setores/departamentos que porventura representem espaços para investigação científica.

 

2. Quando iniciar a coleta de dados nos cenários de práticas da SEMSA?

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) irá emitir para o pesquisador o parecer consubstanciado. De posse desse documento, o pesquisador deverá enviá-lo para o e-mail: nupes.semsa@pmm.am.gov.br. O NUPES irá providenciar o “Termo de Autorização para realização da Pesquisa”, ocasião em que o pesquisador, efetivamente, poderá coletar dados para sua investigação científica.

 

3. É preciso protocolar algum documento na SEMSA/ESAP/NUPES?

Não. Todo o processo ocorre de modo online por meio do GOOGLE FORMS:   https://forms.gle/ewbcjJPqNiks8vmP9 As dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail: nupes.semsa@pmm.am.gov.br  e/ou telefone: (92) 98842.8504.

 

4. Qual formato dos documentos devem ser anexados (upload) no GOOGLE FORMS?

Os anexos devem ser em formato Portable Document Format – PDF.

 

5. Posso utilizar qualquer provedor de e-mails para comunicação com a SEMSA/ESAP?

O provedor de e-mails da SEMSA tem restrições no recebimento/envio de mensagens com o provedor de e-mail HOTMAIL. Por isso, sugerimos utilizar quaisquer outros compatíveis como: gmail, yahoo, uol, aol ou da instituição do pesquisador.

 

6. Qual o prazo para liberação do Termo de Anuência ou Termo de Autorização para realização da pesquisa?

Todas as solicitações serão submetidas ao Comitê Científico/ESAP para análise de viabilidade que terá um prazo de até 10 (dez) dias úteis para manifestação.

Quando autorizada a pesquisa ou o projeto necessitar de ajustes, o pesquisador receberá mensagem por meio do e-mail cadastrado.

 

7. É possível contactar o Comitê Científico para esclarecer itens do projeto de pesquisa?

Não. Na hipótese do Comitê Científico necessitar de esclarecimentos e/ou alteração de informações, o pesquisador será notificado pelo e-mail informado para manifestação, tendo um prazo máximo de até 30 (trinta) dias para realizar, por escrito, as alterações solicitadas, sob pena de arquivamento da solicitação.

 

8. O que fazer na hipótese de alteração no cronograma de atividades da pesquisa?

O pesquisador deve informar ao NUPES, enviando mensagem para o e-mail: nupes.semsa@pmm.am.gov.br.

 

9. Como proceder no término da pesquisa?

O pesquisador deverá informar ao NUPES que finalizou sua pesquisa, solicitar o formulário de “Relatório de resultados da pesquisa”, preenchê-lo e devolver para o NUPES: nupes.semsa@pmm.am.gov.br. O pesquisador ainda se compromete em apresentar os resultados da sua pesquisa na Mostra Científica promovida, anualmente, pela SEMSA/ESAP.

 

Agora que você já sabe como funciona a submissão de pesquisa na SEMSA/ESAP, clique no link: https://forms.gle/ewbcjJPqNiks8vmP9.

 

ATENÇÃO!!!!

1. Para pesquisas científicas em Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBS Fluvial), o pesquisador deverá observar todas as normas de submissão de pesquisa, e ainda, providenciar: Cópia de Seguro Individual contra acidentes pessoaiscrachá com foto (nome do pesquisador, nome da Instituição de Ensino)cópia da carteira de vacina atualizada (febre amarela, hepatite B, dupla e tríplice viral) e Termo de Compromisso de Pesquisa Científica em Unidade Fluvial, que deverão ser encaminhados para o email: semsa@pmm.am.gov.br

 

Para esclarecimentos ou mais informações:

nupes.semsa@pmm.am.gov.br

Fone: (92) 98842-8247