Educação em Saúde

O que é?

 

Educação em Saúde é um processo que vai muito além da prática pedagógica, ela pode ser considerada uma prática social, visto que fundamenta-se no compartilhamento de saberes e na interação entre diversos sujeitos: usuários do Sistema Único de Saúde, profissionais de saúde e gestores.

Desse modo, partindo do pressuposto de que as relações sociais influenciam a consciência e a forma de ver a nós mesmos e o mundo, conclui-se que o caráter educativo das práticas de saúde também recai a todo profissional da saúde, visto que esta atividade, seja consciente ou não, também contribui para a transformação da sociedade/cultura. Dito isto, também podemos considerar a Educação em Saúde como um processo de trabalho, visto que todo processo pressupõe transformação do objeto inicial, em novo objeto.

Além disso, as práticas de saúde também são práticas educativas e a educação em saúde para ser transformadora precisa sempre estar pautada no diálogo, na horizontalidade, na intencionalidade, no perfil epidemiológico, no respeito à diversidade dos sujeitos e no amor.

Por isso a Educação em Saúde é uma dimensão relevante das práticas de saúde configurando uma estratégia potente, não só para mudança de comportamentos e hábitos da população, mas também para construção de uma nova sociedade/cultura e consciência sanitária.