Vigilância de Zoonoses

Serviços

 

Realiza ações voltadas à vigilância, prevenção e controle de zoonoses, incluindo vacinação antirrábica animal nas áreas urbana e rural do município, inspeções zoossanitárias e coleta de material biológico de animais suspeitos para encaminhamento ao LACEN (Laboratório Central).

Mantém ainda um programa permanente de controle populacional de cães e gatos através da castração cirúrgica, registro e identificação eletrônica de animais e ações de educação em saúde e guarda responsável.

 

Quando a população deve procurar o CCZ?

Sempre que um ou mais animais estiverem causando, ou sob suspeita de causa, risco à saúde pública, sejam eles cães, gatos, pombos, morcegos ou outros. Em caso de animais agonizantes ou atropelados, o CCZ também deve ser acionado.

 

Como agendar a castração de animais?

O novo serviço de agendamento eletrônico dos serviços executados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), denominado “CCZ Cidadão”, vai atender a população em geral e as Organizações Não Governamentais (ONGs), permitindo o agendamento virtual de solicitações de castração de cães e gatos, a obtenção de certificado do registro de animais e outros serviços relacionados ao controle de zoonoses.

 

O sistema foi elaborado pela equipe de Divisão de Desenvolvimento de Sistemas de Saúde, do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e idealizado como uma ferramenta para substituir o agendamento telefônico para a castração de animais.

 

Acessando o sistema, a pessoa interessada poderá fazer um cadastro e, em seguida, realizar agendamento da castração de cães e gatos. Esse cadastro requer nome completo, endereço, CPF, e-mail e número de telefone celular do tutor do animal, sendo tais dados obrigatórios, e poderá ser feito por computador, smartphone ou por outro dispositivo com acesso à internet. Após essa etapa, é preciso acessar o e-mail informado e clicar no link enviado para ativação do cadastro.

 

O Sistema CCZ Cidadão apresentará uma agenda mensal de vagas, disponibilizando serviços de castração nas unidades móveis do CCZ, em turnos matutinos e vespertinos, que estarão localizadas no Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), zona Leste. Serão disponibilizados agendamentos de forma distinta para a população e ONGs, mediante cadastro prévio e disponibilidade de vagas. As ONGs também deverão apresentar CNPJ, juntamente com informações do animal a ser castrado.

 

Como acessar o CCZ Cidadão?

O acesso ao Sistema CCZ Cidadão será feito por meio do endereço eletrônico http://ccz.manaus.am.gov.br, utilizando preferencialmente o navegador Chrome. Não será necessário realizar download ou instalação de aplicativo.