Vigilância de Zoonoses

Serviços

 

Realiza ações voltadas à vigilância, prevenção e controle de zoonoses, incluindo vacinação antirrábica animal nas áreas urbana e rural do município, inspeções zoossanitárias e coleta de material biológico de animais suspeitos para encaminhamento ao LACEN (Laboratório Central).

Mantém ainda um programa permanente de controle populacional de cães e gatos através da castração cirúrgica, registro e identificação eletrônica de animais e ações de educação em saúde e guarda responsável.

 

Quando a população deve procurar o CCZ?

Sempre que um ou mais animais estiverem causando, ou sob suspeita de causa, risco à saúde pública, sejam eles cães, gatos, pombos, morcegos ou outros. Em caso de animais agonizantes ou atropelados, o CCZ também deve ser acionado.

 

O que é e como funciona a castração?

No momento, o serviço de castração está suspenso. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando no sentido de reestruturar o serviço de castração, readequando instalações, equipamentos, insumos e recursos humanos, a fim de devolver à população da cidade de Manaus a prestação de um serviço de qualidade e que ofereça segurança a todos os envolvidos, sejam eles usuários, animais ou os profissionais que realizam as cirurgias. Informamos ainda que assim que os agendamentos forem reabertos a população será informada através da mídia local, inclusive sobre como proceder para agendar as cirurgias.