Vigilância de Zoonoses

Serviços

 

Quais os atendimentos são realizados no CCZ?

O CCZ oferta vacinação antirrábica animal, castração cirúrgica e microchipagem para cães e gatos mediante agendamento online e serviço de eutanásia para animais em sofrimento ou com suspeita de doença de risco à saúde pública, como, por exemplo, a raiva animal (após avaliação do médico veterinário).

 

Como funciona o agendamento de castrações?

O agendamento das castrações é feito online por meio do sistema “CCZ Cidadão”, disponível através do endereço eletrônico http://ccz.manaus.am.gov.br.

 

É necessário o agendamento para todos os serviços?

Para submeter seu animal à cirurgia de castração e microchipagem, o usuário deve primeiramente efetuar um cadastro no sistema “CCZ Cidadão”, preenchendo todos os campos solicitados, tais como: nome, CPF, e-mail, endereço, entre outros. Após a confirmação do acesso ao sistema, o usuário deverá aguardar a liberação das vagas, as quais são disponibilizadas mensalmente.
Já para vacinar seu animal contra a raiva, o usuário pode se dirigir até a sede do CCZ, situada na Av. Brasil, S/N, Compensa, que funciona de segunda a sexta, de 08h00min às 16h00 min.

 

A partir de que idade cães e gatos podem ser castrados?

O CCZ realiza a castração de cães e gatos com idade mínima de 5 meses, considerando que os animais com essa faixa de idade já estão com seus órgãos reprodutores mais desenvolvidos.

 

A partir de que idade cães e gatos podem tomar a vacina antirrábica?

A vacinação para cães e gatos deve ser realizada a partir dos 4 meses de idade e administrada uma vez ao ano, sendo ideal que o animal também esteja em boas condições de saúde.

 

Quais os serviços prestados nas Unidades Móveis?

Os usuários podem levar seus animais para receber a dose da vacina antirrábica na Unidade Móvel de Castração,  situada na Mini Vila Olímpica do Coroado, situada na Alameda Cosme Ferreira, n° 829 – 931 – Coroado, cujo funcionamento se dá de segunda a sexta, de 07h às 13h.

 

O CCZ acolhe animais abandonados?

O CCZ não tem estrutura de abrigo animal. O Centro só acolhe animais agressores, mediante a apresentação de documento probatório, ou animais com sinais de doença que ofereça risco à saúde pública, atestada através de avaliação de médico veterinário. Em caso de animais agonizantes ou atropelados, o CCZ também pode ser acionado.

 

Em caso de maus tratos, onde denunciar?
Casos relativos à prática de maus tratos devem ser registrados junto a Delegacia do Meio Ambiente – DEMA, a qual possui estrutura e poderes para averiguar e coibir casos desta natureza.

 

Quais os contatos do CCZ?

Em caso de denúncias, dúvidas ou outras informações, o usuário pode entrar em contato:

Email: ccz.semsa@pmm.am.gov.br

Disk-Saúde: 0800 280 8 280 (de segunda a sexta, de 08h às 17h