Vigilância Sanitária

Núcleo de Segurança do Paciente

 

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP-Visa) é uma instância dentro Visa Manaus responsável pela gestão sanitária da segurança do paciente, conforme cadastro realizado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Tem como objetivos principais:

  • Realizar o gerenciamento das notificações de queixas técnicas e de eventos adversos relacionados ao uso de tecnologias em saúde e aos processos assistenciais, no âmbito do município de Manaus, com base no Sistema Nacional de Notificação em Vigilância Sanitária (NOTIVISA).
  • Coordenar o Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, no âmbito do município de Manaus.
  • Dar apoio à implementação de outras iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde.
  • Fortalecer o gerenciamento de risco relacionado às emergências em Vigilância Sanitária.

 

Eventos adversos e queixas técnicas

Queixas técnicas e eventos adversos decorrentes da assistência prestada por um hospital, clínica, consultório ou outro serviço de saúde, devem ser comunicados à Vigilância Sanitária.

– O que são eventos adversos?

 Eventos adversos são incidentes indesejáveis e não intencionais durante procedimentos da assistência que resultam em dano desnecessário à saúde do paciente:

  • Evento adverso nas atividades administrativas (admissão no serviço de saúde, marcação de consultas ou exames, transferência para outros serviços de saúde etc)
  • Infecções relacionadas à assistência à saúde (infecções hospitalares: pneumonia, infecção urinária, infecção no local da cirurgia, infecção causada pelo cateter colocado na veia etc)
  • Evento adverso durante procedimento cirúrgico
  • Falhas no cuidado / proteção do paciente
  • Evento adverso na administração de dietas
  • Evento adverso na identificação do paciente
  • Úlcera por pressão (feridas na pele provocadas pelo tempo prolongado sentado ou deitado)
  • Evento adverso ocorrida em laboratórios clínicos ou de patologia
  • Falhas na assistência radiológica
  • Evento adverso relacionado ao transplante (córnea, rim, coração, fígado, medula óssea ou outros), enxerto (osso, pele ou outros) ou fertilização (inseminação artificial)
  • Reação adversa ao uso de determinado medicamento
  • Problemas na prescrição, dispensação, preparo ou administração de medicamentos
  • Falta de eficácia (o medicamento não teve o efeito esperado)
  • Evento associado a material médico-hospitalar (cateter, sonda, equipos, seringas, agulhas, próteses, preservativo masculino e feminino, DIU etc)
  • Evento associado a equipamentos para a saúde (glicosímetro, marcapasso, respirador, bisturi elétrico, equipamento de ressuscitação, bomba de infusão etc)
  • Evento associado a produto para diagnóstico de uso in vitro (fita para glicosímetro, teste de gravidez etc)
  • Outros  

– O que são queixas técnicas?

Queixas técnicas são incidentes indesejáveis que poderiam ter sido evitados, mas que não causaram dano à saúde do paciente:

  • Desvio da qualidade de um determinado produto
  • Produto falsificado
  • Produto sem registro na Anvisa
  • Empresa sem Autorização de Funcionamento Especial (AFE)
  • Outras práticas irregulares

 

Notificação

Para informações, dúvidas e queixas relacionadas à segurança do paciente:

nspmanaus@pmm.am.gov.br

Para notificação de eventos adversos, Notifique aqui:

Cidadão (http://portal.anvisa.gov.br/notivisa/cidadao)

Profissionais e serviços de saúde (https://www8.anvisa.gov.br/notivisa/frmLogin.asp

 

Material Informativo